Musculação na Terceira Idade – Por que é importante? – Ajuda?

É fato que a musculação e a prática de exercícios no geral ajudam na saúde das pessoas e melhora muito diversos problemas de saúde que muitos possuem, mas, será que a Musculação na Terceira Idade realmente pode ajudar?

É sobre isto que iremos falar neste texto, portanto, se você quer saber se este tipo de prática realmente ajuda para as pessoas mais velhas, basta acompanhar o mesmo até o final e saberá do que realmente se trata.

É fato que a perca de massa muscular com o avanço da idade existe e se trata de um processo completamente natural que ocorre com o passar dos anos e pode atingir principalmente pessoas com idade a partir dos 60 anos, limitando a qualidade de vida.

Por que é importante?

Para todas as pessoas, a musculação pode trazer uma grande série de benefícios e por conta disto, nos idosos não seria nada diferente. Então, se você quer atingir os seus 60 anos tendo músculos mais fortes e ágeis, é importante se exercitar.

Se você deseja ter um envelhecimento saudável, é muito importante investir na musculação, desta forma, pode ganhar massa magra desde jovem. A musculação na terceira idade pode ser de grande ajuda para muitas pessoas.

A sarcopenia (perca de massa muscular em idosos) pode ser uma grande dificuldade durante a sua vida, fazendo com que os riscos de quedas e fraturas sejam cada vez maiores com o passar do tempo, por isso, os exercícios são importantes!

Musculação na Terceira Idade

Benefícios da Musculação na Terceira Idade:

Assim como para as pessoas mais jovens, esta prática traz diversos benefícios também para as pessoas com idade mais avançada e por conta disto, será possível ter uma vida mais saudável, tendo também mais agilidade com o passar do tempo.

  • Aliviar dores e reduzir sintomas de algumas doenças:

A prática de musculação na terceira idade pode fazer com que a idade seja reduzida e a rigidez dos músculos também, o que aumenta a força e flexibilidade, combatendo a artrite, diabetes tipo 2, osteoporose, doenças cardíacas e dor nas costas;

  • Fortalece tendões e articulações:

Sendo muito importante para a saúde, fazer exercícios também pode ajudar a fortalecer seus ligamentos e articulações, desta forma, podemos ter mais estabilidade e controle dos movimentos de nosso corpo, aliviando também as dores articulares;

  • Previne quedas e aumento da massa óssea:

Ao fortalecer o seu corpo no geral, seu equilíbrio e precisão nos movimentos serão melhorados, o que dificulta as quedas. O aumento da densidade óssea também vai prevenir que ocorram fraturas com facilidade em seu corpo, mesmo em caso de quedas;

  • Manter o peso saudável:

Além de gastar muitas calorias com o passar do tempo ao longo do exercício, as pessoas que praticam musculação também terão o seu metabolismo acelerado e isto ajuda na queima de calorias, mesmo em repouso, ajudando no emagrecimento!

Musculação na Terceira Idade

Realmente ajuda?

Talvez mesmo depois de tudo o que foi dito neste texto, você ainda esteja em dúvida se fazer esta prática realmente ajuda e saiba que sim! Mesmo que você seja jovem, é indicada a prática de exercícios. A musculação na terceira idade ajuda de verdade!

Leave a Reply

Your email address will not be published.